Destaques

Uma boa maneira de expandir o português é aprender outra língua

O programa de aprendizagem colaborativa da Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa atrai cada vez mais interessados. Apesar de a divulgação ter sido mínima, o programa conta já com 61 inscritos, com cerca de 15 pares a funcionar.

A aprendizagem colaborativa desenvolvida pela Ciberescola/Cibercursos consiste em promover encontros no Skype de pares de falantes de línguas nativas diferentes, sendo que um desses falantes tem de ter o português como língua materna. O objetivo dos encontros é que cada um dos elementos do par aprenda a língua do outro, através de sessões de conversação, quando o participante está no nível intermédio de aprendizagem da língua, ou através de um acompanhamento mais regulado, em regime tutorial, no caso de um dos participantes estar ainda no nível elementar.

Depois de se inscreverem através de formulário online, a coordenação da Ciberescola organiza os horários dos participantes, apresenta propostas de conversação, assiste ao primeiro encontro dos participantes e, esporadicamente, assiste a sessões intermédias, no sentido de verificar se o programa está a decorrer como o previsto. As línguas dos pares que estão a funcionar são: português-inglês; português – francês; português – polaco; português – galego; português – espanhol. Precisa-se de falantes do português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e sueco.

05/02/2013

® Ciberdúvidas Conteúdos Multimédia, Ltd. 2011
Os conteúdos estão licenciados pela Creative Commons